Último Lançamento da linha editorial do Instituto Cultural Amilcar Martins o livro Crescendo em Silencio: A incrível economia escravista de Minas Gerais no século XIX do professor Roberto Martins.

27 de maio de 2022

É com grande entusiasmo que o programa editorial do Instituto Cultural Amilcar Martins publica o livro Crescendo em Silencio:  A incrível economia escravista de Minas Gerais no século XIX do professor Roberto Martins.

Trata-se da primeira edição completa, em português da famosa tese Growing in Silence… defendida pelo autor em 1980 no programa de doutorado do Departamento de Economia da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Curiosamente, embora em grande parte desconhecida em sua integralidade, o trabalho de Roberto Martins se tornou citação quase obrigatória, a partir de publicações parciais das suas conclusões, pelos estudiosos da escravidão no Brasil especialmente aqueles dedicados ao exame da história econômica da Província de Minas Gerais. Muitos desses autores consideram o trabalho de Roberto como um marco, um divisor de águas, um verdadeiro ponto de inflexão tanto na historiografia econômica de Minas quanto nos estudos da escravidão no século XIX.

Há quase 40 anos, as teses defendidas por Roberto Martins se tornaram o centro de um debate acadêmico internacional sobre a origem da população escrava e o emprego do trabalho escravo em Minas Gerais no século XIX, debate este iniciado nas páginas da prestigiosa revista Hispanic American Historical Review e que se prolonga até os nossos dias.

Não há, portanto, como exagerar a importância da presente publicação que certamente terá um grande impacto nos estudos da historiografia econômica de Minas por muitos e muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo