O ICAM

O Instituto Cultural Amilcar Martins é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de natureza cultural. Fundado em 2001, tem como objetivo principal o estudo, a preservação, e a divulgação da história e da cultura de Minas Gerais através de iniciativas como programas de fomento à produção de pesquisas; promoção de seminários sobre assuntos e autores mineiros; celebração de convênios com entidades públicas e organizações não- governamentais; a criação de um centro de referência bibliográfica e a integração de acervos sobre Minas.

São promovidos, também, cursos de conservação e restauração de livros e documentos, eventos como exposições de iconografia mineira e de obras sobre Minas, bem como outros projetos que envolvam a história e a cultura de nosso Estado.

Nossa sede

Conheça!

Sua sede, com aproximadamente 500 m2, situada à Rua Ceará, 2037, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – Minas Gerais, é equipada com uma biblioteca com um acervo de mais de 14.000 títulos, uma sala de obras raras, duas salas de consulta e uma grande sala de pesquisas. Conta ainda com uma oficina de restauro e encadernação de livros, laboratório de digitalização de acervo, sala de triagem de livros que passarão por processo de higienização e restauração e um auditório multimídia com capacidade para 40 pessoas. Em sua sede foram tomadas todas as medidas necessárias para receber adequadamente pessoas portadoras de necessidades especiais.

Pular para o conteúdo