Oficina de Restauro

A Oficina de Encadernação e Restauro Guita Mindlin

Nosso trabalho

Nos últimos anos, a oficina já restaurou e encadernou mais de 1.000 obras da Coleção Mineiriana do ICAM, sendo também responsável pelos cuidados de preservação do acervo da biblioteca. Além disso, oferece cursos de conservação, encadernação e pequenos reparos em livros. O objetivo dessas oficinas é formar especialistas em preservação e restauro de livros, além de conscientizar profissionais da área sobre a importância de uso de técnicas preventivas de preservação em acervos bibliográficos.

Ao longo dos anos, através de captação de recursos via Leis de Incentivo à Cultura, foi possivel equipar a oficina de restauro com equipamentos como a MOP (máquina obturadora de papéis) com deionizador e a máquina para higienização de livros, além de ferramentas e materiais que melhoraram a capacidade de conservação e restauro de obras raras.

O Laboratório de Digitalização de Acervo

Nosso laboratório

A principal preocupação do ICAM no que diz respeito aos acervos históricos e às suas obras raras é a de conservar esse patrimônio cultural bibliográfico, tornando-o acessível ao público de maneira eficaz e eficiente (democratização do acesso), através de cópias digitais, assegurando, assim, a preservação das obras originais. O ICAM sabe, também, que os acervos raros são importantes fontes de pesquisa para gerar novas informações, por isso uma atenção especial é dada à digitalização dessa seção. Esse trabalho se iniciou através de parceria com o Arquivo Público Mineiro e, posteriormente, criou seu próprio laboratório de digitalização, que já digitalizou mias de 1000 títulos.

Guita Mindlim

Quem foi?

Guita tinha 20 anos quando conheceu seu futuro marido, José Mindlin, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ela caloura, ele formando. Formou-se em Direito em 1940. Então, grande aliada de José Mindlin na paixão pelos livros, Guita foi sua parceira e cúmplice na formação da maior biblioteca particular do Brasil: um acervo de mais de 40 mil títulos, entre os quais muitos raros ou únicos, reunidos em sete décadas. Ela se dedicou à preservação e restauração dos milhares de volumes que o casal adquiriu ao longo da vida.

Com a autoridade de quem estuda o assunto há muito tempo, Guita, em parceria com Tereza Brandão Teixeira, criou a Associação Brasileira de Encadernação de Restauro (ABER) com o objetivo de congregar profissionais e entidades ligadas à conservação e restauração dos livros, documentos impressos e manuscritos e à encadernação artesanal, estimulando o interesse coletivo pela documentação gráfica.

Pular para o conteúdo