Projetos

As atividades do ICAM

Atividades

Além das atividades ligadas à sua biblioteca, o ICAM desenvolve vários projetos de apoio e estímulo à produção cultural.

Em seu auditório realiza palestras e seminários sobre história e cultura de Minas, além de sessões de cinema, lançamentos de livros e conferências diversas. Nos município e localidades das várias regiões de Minas, desenvolve projetos de formação de agentes culturais com ênfase às oficinas de metodologia de pesquisa histórica para estimular a produção de histórias locais.

Desenvolve também vários projetos por meio de parcerias e convênios com empresas, entidades públicas e organizações não governamentais. Particularmente importante foi o Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira realizado no ano de 2004 que contou com a presença de historiadores de renome do Brasil e do exterior e teve a participação de mais de 600 pessoas entre historiadores, estudantes e demais interessados em história de Minas Gerais.

Outro Seminário de grande importância foi o Seminário sobre Histórias Regionais de Minas Gerais, realizado em novembro de 2006 com a participação do Professor Bóris Fausto.

Bolsas de Pesquisa

O Instituto Cultural Amilcar Martins desenvolve um Programa de bolsas de auxílio a projetos de dissertação e teses sobre a história de Minas que integra o conjunto de atividades permanentes do ICAM. Esse projeto procura estimular a produção de novos estudos sobre a história de Minas oferecendo bolsas de auxílio à pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado. Foram realizados cerca de dez editais ao longo dos últinos anos.

Prevenção de Incêndio e Segurança Patrimonial

Além da preservação do acervo através de ações de digitalização e restauro, há sempre a preocupação da ocorrência de incidentes que ponham em risco esse acervo, cuja perda seria irreparável. Dessa forma, a Instituição, através de proposição de convênio junto a Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural – SECDEC, implementou o projeto de prevenção e combate a incêndio e segurança patrimonial de seu acervo.

A Coleção de obras raras está resguardada por um moderno sistema que realiza a supressão imediata, por inundação de gás no ambiente, que interrompe imediatamente qualquer foco de incêndio, além de não danificar o acervo por se tratar de um gás volátil e não um tipo de pó químico.

Quanto à segurança patrimonial, além dos protocolos de procedimentos usuais em bibliotecas, foram modernizados o sistema de câmeras e alarmes.

Pular para o conteúdo