O ICAM possui uma linha editorial intitulada “Coleção Memória de Minas” na qual publicou os seguintes títulos:
Linha Editorial
Itinerário do Rio de Janeiro ao Pará e Maranhão pelas Províncias de Minas Gerais e Goiás
Autor: Raimundo José da Cunha Matos (reedição)Ano de publicação: 2004A única edição existente, até então, era a do ano de 1837. Essa publicação teve o patrocínio dos Correios.
Como escrever a história de sua cidade
O livro é um manual para não especialistas com sugestões de como realizar um projeto de pesquisa sobre história local. Sua primeira edição, feita em 2005, teve o patrocínio da Usiminas, a segunda edição (2006) contou com o patrocínio da Gerdau-Açominas e a terceira edição de 2016, foi patrocinada pela Gontijo.
Compromissos de Irmandades Mineiras do século XVIII
Autor: Biblioteca Guita e José MindlinAno de publicação: 2007Edição fac-símile de três manuscritos do século XVIII, relativos a irmandades religiosas de Minas Gerais. Essa obra foi feita em parceria com a Biblioteca Guita e José Mindlin e contou com o patrocínio da CBMM. Ano de publicação: 2007.
Estórias que a Cecília contava
Ano de publicação: 2008Livro organizado por Maria Selma de Carvalho, Ana Emília de Carvalho e José Murilo de Carvalho, editado em parceria com a Editora da UFMG.
O Segredo de Minas – a origem o estilo mineiro de fazer política (1889-1930)
Autor: Amilcar Vianna Martins FilhoAno de publicação: 2009Publicação de sua tese de doutorado que estuda a política mineira durante a Primeira República, com o patrocínio da Gerdau-Açominas
Memórias de Rio Novo
Autor: Joaquim José Fernandes da Silvaorganizado por Maria do Carmo Salazar Martins. Esta obra é a transcrição de um manuscrito inédito, de autoria de um pequeno proprietário rural da Zona da Mata mineira entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. Na sua narrativa o autor descreve e tece conjeturas sobre quase um século de sua vida e do cotidiano da cidade de Rio Novo em que nasceu e viveu, além de reviver casos acontecidos na época do povoamento da região. Este livro faz parte do projeto História e Memória de Minas e contou com o patrocínio da Usiminas
1929 Leite criôlo
Autor: Amilcar Vianna Martins Filho e Cléber Araújo CabralAno de publicação: 2012Trata-se da publicação fac-símile comentada do suplemento literário “leite criôlo”, periódico modernista publicado em Belo Horizonte no final dos anos 20 do século passado. Este projeto foi patrocinado pelo BDMG através da Lei Municipal de incentivo à Cultura.
Em defesa do Patrimônio: correspondência entre Manoel de Paiva Júnior e Rodrigo Melo Franco de Andrade
Autor: Amilcar Vianna Martins Filho e Cléber Araújo Cabral(Vencedor do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – IPHAN MG – 2012) Este livro reproduz a correspondência entre Manoel José de Paiva Júnior e Rodrigo Melo Franco de Andrade entre 1938 e 1969 e mostra a inestimável contribuição de Manoel José de Paiva Júnior à preservação e proteção do patrimônio histórico a artístico mineiro. Publicado em 2012 como Patrocínio da Usiminas, Gontijo e Saritur.
Novo Dicionário Biográfico de Minas: 300 anos de história
Esse dicionário possui aproximadamente 1700 verbetes, com nomes que ao longo da história do Estado se destacaram nas diversas áreas de atividades: arte e cultura, educação, ciências, religião, política, profissões liberais etc. Esse projeto tem a participação de professores e alunos da UFMG. Finalizado em janeiro de 2014 foi patrocinado pela CEMIG e CBMM através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Livraria Mineira: catálogo da notável e preciosa biblioteca Mineiriana do Instituto Cultural Amilcar Martins
Ano de publicação: 2014Publicação ilustrada e comentada da coleção mineiriana do Instituto Cultural Amilcar Martins, contém mais de dez mil referências bibliográficas sobre a história e a cultura de Minas Gerais e é, sem dúvida a mais importante obra de referência já publicada sobre Minas Gerais. Entre livros, opúsculos, periódicos, mapas e um pequeno número de manuscritos colecionados ao longo de 45 anos, o acervo reúne mais de dez mil obras sobre os mais variados assuntos da história de Minas, inclusive uma coleção de obras raras extremamente preciosa. Algumas publicações são quase obras únicas, das quais existem poucos exemplares em todo o mundo. Salvo engano, este é o segundo maior catálogo de bibliografia brasileira já publicado, superado apenas pelo Catálogo da Exposição de História do Brasil, publicado pelo Barão de Ramiz Galvão, diretor da Biblioteca Nacional em 1881.
Crescendo em silêncio: a incrível economia escravista de Minas Gerais no século XIX
Autor: Roberto Borges MartinsAno de publicação: 2018Publicação de sua tese de doutorado que mudou completamente a maneira de se entender a economia do império. Publicação realizada através de convênio com o Ministério da Cultura.
Entre em contato através do nosso e-mail contato@icam.org.br para adquirir nossas publicações.