Telefone: +55 (31)3274-6666 | contato@icam.org.br

Sobre o ICAM

O Instituto Cultural Amilcar Martins é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de natureza cultural.

Fundado em 2001, tem como objetivo principal o estudo, a preservação e a divulgação da história e da cultura de Minas Gerais, através de iniciativas como programas de fomento à produção de pesquisas, promoção de seminários sobre assuntos mineiros e celebração de convênios com entidades públicas e organizações não governamentais. São promovidos também, cursos de conservação e restauração de livros e documentos, eventos como exposições de iconografia e de obras sobre Minas, bem como outros projetos que envolvam a história e a cultura do nosso Estado.

Com estes objetivos, e com o espírito de estreita colaboração com os centros já existentes – Centro de Estudos Mineiros da UFMG, Departamentos de História das Universidades e faculdades do Estado, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, IEPHA, IPHAN-MG, Arquivo Público Mineiro, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Coleção Mineiriana da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Academia Mineira de Letras, Academia Municipalista de Letras, Academia Mineira Feminina de Letras, Fundação João Pinheiro, FAOP, BDMG Cultural, Institutos Históricos e Academias de Letras de diversas cidades do interior do Estado, arquivos municipais, entre outros – que tanto serviço têm prestado à história e à cultura de Minas – , o ICAM recebe de braços abertos todos os estudiosos de assuntos mineiros.

Todos os projetos e atividades do Instituto Cultural Amilcar Martins são financiados através do patrocínio das Leis de Incentivo à Cultura.

Sua sede, com aproximadamente 500 m2, possui uma biblioteca com capacidade para mais de 20.000 obras, uma sala de obras raras, duas salas de consulta e uma sala de pesquisa com terminais de computadores conectados à internet. Conta ainda com uma oficina de restauro e encadernação de livros e um auditório com capacidade para 40 pessoas. Além disso, o ICAM está equipado com elevadores e demais recursos para receber adequadamente pessoas portadoras de necessidades especiais.

A criação do Instituto Cultural Amilcar Martins pretende significar, não apenas um novo centro de estudos e de pesquisas sobre o nosso Estado mas também, e sobretudo, a celebração do imenso orgulho de sermos mineiros.