Telefone: +55 (31)3274-6666 | contato@icam.org.br

O Patrono

amilcar

O nome do Instituto Cultural Amilcar Martins homenageia o grande parasitologista e pesquisador mineiro, Amilcar Vianna Martins (1907-1990), exemplo de honradez, de espírito público e de retidão de caráter que dignifica as maos caras tradições de nossa terra.

Homem renascentista, dotado de sólida formação humanista, Amilcar Martins dedicava grande interesse pelas mais diversas manifestações de arte e cultura e por várias áreas de conhecimento: botânica, história, música, literatura, zoologia. Entretanto, foi como médico sanitarista e pesquisador, que encontrou a sua maior vocação, dedicando grande parte da sua vida a estudar e combater doenças parasitárias - esquitossomose, leishmaniose e doença de Chagas, que flagelam e matam a população pobre de Minas e do Brasil.

Com a sua morte desapareceu um dos maiores parasitologistas da sua geração, que reunia a formação de naturalista, o rigor do cientista, o pragmatismo de sanitarista e a liderança de um formador de Escola.  Além disso, sua vida foi plena de excitação, percalços, feitos e conquistas que deram a sua existência um caráter especial, do qual ele sempre se orgulhou.