Biblioteca

O principal projeto do Instituto é a sua biblioteca que, além de se caracterizar como uma biblioteca de referência e pesquisa, é também um importante centro de preservação do patrimônio cultural bibliográfico de Minas. A Coleção Mineiriana do ICAM possui mais de 14.000 títulos entre livros, opúsculos e periódicos sobre a história e a cultura de Minas. Fazem parte do acervo uma coleção de histórias e almanaques municipais, histórias institucionais, livros de memórias e biografias de mineiros, uma coleção de obras de referência formada por dicionários históricos, dicionários biográficos, dicionários da língua portuguesa, coreografias, enciclopédias de arte e literatura, toponímias, bibliografias e catálogos de obras raras, uma coleção dos principais periódicos publicados em Minas, uma coleção de literatura mineira, uma mapoteca e uma importante coleção de obras raras, a Biblioteca Manoel José de Paiva Júnior, com primeiras edições dos séculos XVIII e XIX e primeiras décadas do século XX, incluindo obras de viajantes, histórias de Minas, livros de arte e edições autografadas por escritores mineiros.

Em julgamento realizado em outubro de 2016, a Coleção de obras raras da Bilioteca do ICAM foi reconhecida como parte da Memória do Mundo. É o primeiro acervo bibliográfico brasileiro a ser agraciado com o certificado Memory of the World da UNESCO.

Faz parte dos trabalhos da biblioteca a organização, inserção, manutenção e atualização, na internet, das fichas catalográficas das obras que compõem o acervo do ICAM, permitindo acesso online a informações básicas sobre as mesmas.

Isso facilitará a programação prévia e agendamento da consulta, pelo consulente e pelo ICAM, permitindo a localização e a reserva das obras a serem consultadas, evitando deslocamentos desnecessários ou frustrados do usuário.

A biblioteca é aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Manoel de Paiva

Quem foi?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas semper nisl lacinia est varius ullamcorper. Sed bibendum augue urna, a placerat nisl molestie sed. Aliquam faucibus, eros nec vehicula imperdiet, arcu nunc pulvinar tellus, eu ultricies justo quam non nunc. Sed interdum orci ac diam dictum pretium. Fusce quis mauris fringilla, lacinia dolor eget, rhoncus nunc. Ut sagittis libero lacus, non posuere urna ullamcorper sit amet. Nam in risus risus. Proin a dui imperdiet, vulputate arcu eget, congue ante. Quisque semper lacus id tempus viverra. In aliquet enim neque, nec convall.

Pular para o conteúdo